Com nova diretriz, aulas de História, Geografia e Ciências foram retiradas dos três primeiros anos.
Os
alunos dos três primeiros anos das escolas de ensino integral do
ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo não
terão mais aulas de História, Geografia e Ciências. A nova
diretriz da Secretaria Estadual de Educação é válida para as 297
unidades que migraram para o ensino integral.
Desta
forma, mesmo ficando 8 horas por dia na escola, os alunos não terão
aulas de ciências físicas e biológicas, história e geografia. Por
outro lado, terão 15 aulas de língua portuguesa por semana no 1º e
2º anos, o que equivale a 60% da carga horária semanal. O restante
será ocupado por matemática, com 6 aulas, 25% da carga horária
semanal, e educação física e arte, com 4 aulas. No 3º ano, a
carga horária de matemática sobe para 40% e a de língua portuguesa
cai para 35%.
A
Secretaria Estadual de Educação defende que o objetivo da
reformulação é tornar o currículo escolar “mais atraente”. De
acordo com a pasta, o processo que culminou na reformulação começou
em 2011 e teve a colaboração de dirigentes e supervisores.
Maria
Izabel Noronha, presidente da Apeoesp, criticou as mudanças na grade
de disciplinas. “Tem de haver um fortalecimento em português e
matemática, mas não retirar totalmente outras disciplinas. As
crianças precisam ter acesso ao conhecimento geral, senão a escola
fica só para habilitar”, disse. “Até questões de higiene vêm
com essas disciplinas”, completou Noronha.
A
consultora em educação Ilona Becskehazy também não concordou com
as mudanças. “Não faz sentido. A tendência mundial tem sido
trazer a reflexão científica para o 1º ano”, disse.
Com
informações do jornal O Estado de S.Paulo
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