quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dom Casmurro

Machado de Assis 

Análise da Obra :
Já ouvi várias pessoas dizerem que nunca conseguiram terminar de ler Dom Casmurro, mas por quê? Como não querer saber o final da história de Bentinho e Capitu? Mas afinal Bentinho traiu ou não traiu Capitu?
Machado de Assis criou uma verdadeira polêmica com essa obra, o publico não quer aceitar a traição de Capitu, para alguns a ideia de traição é uma mera produção psicológica de Bentinho, mas, e Ezequiel? Qual seria a explicação para a aparência de Ezequiel ser voltada totalmente para Escobar? Escobar... Ah o Escobar, esse nome tão falado por Bentinho, tão elogiado, e por que não dizer tão amado? Há pessoas que defendem uma amizade colorida entre Bentinho e Escobar, deixando assim a figura de Capitu em terceiro plano, mas qual é a mensagem que Machado quis passar para o público? O certo é que a obra foi escrita na fase do Realismo, e vale lembrar que neste período o que mais se destacava era a sua criticidade, quem sabe ele não quis criticar a vida no seminário? Bom pessoal, não quero ser alvo de criticas falando de homossexualidade na obra, cada um tem a sua ideia a respeito, podem deixar seus comentários abaixo lá discutiremos. Por esse e outros motivos que a obra se torna tão polêmica, Machado deixou essa obra aberta a pensamentos, criticas, duvidas, muitas duvidas.

2 comentários:

  1. Caro Cleber,
    O que entra em cena ao discutir a suposta "homoxessualidade" de Bentinho,é o desmoronamento da própria personagem... Ou então,seria possível admitir que Bentinho seria capaz de amar Capitu e Escobar com a mesma intensidade?

    ResponderExcluir
  2. Amar não digo, digo Homoafetividade, que para mim é quase a mesma coisa que homossexualismo, Nossa discussão vai longe minha cara Fernanda...

    ResponderExcluir