sábado, 27 de outubro de 2012

O TEXTO HOMOERÓTICO


O texto homoerótico caracteriza-se pela fragmentação e pela ambiguidade. Através de uma multiplicidade de temas, abordagens, personagens e estilos, assim como os produzidos por mulheres, negros e índios. Da mesma forma que retoma a questão da dualidade heterossexualismo/homossexualismo discutindo acerca da misogenia, da homofobia e do heterossexismo é marcado pela alegria, tomada da palavra gay (alegre, jovial, em inglês), e certa irreverência. Entretanto, cabe aqui uma ressalva com relação ao uso do vocábulo inglês. Consoante José Carlos Barcellos (p. 25-26), emprego do termo se deve às: profundas transformações advindas com os movimentos de liberação que se desenvolveram na esteira da revolução sexual, de maio de 68 e de Stonewall, principalmente, e que determinaram o surgimento, nas principais metrópoles do Ocidente, de uma identidade gay, entendida como um estilo de vida multidimensional estruturado a partir de uma opção homossexual. Nesse momento, a “homossexualidade” extravasa os limites da categoria “orientação sexual” para abarcar hábitos de consumo, opções políticas, perspectivas políticas [...] enfim, todo um estilo de vida, que se distingue conscientemente, assumidamente, da maioria homossexual.

5 comentários:

  1. Olá Clebee, tudo bem?

    Eu não conhecia o termo Homoerótico, contribuiu muito para o meu conhecimento, e seu blog tem muitos assuntos interessantes no campo da literatura. Abraços e Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Problema de referência bibliográfica. É preciso colocar entre aspas a citação de Barcellos. E ao final do texto colocar a devida referência. Assim você não terá problemas futuros.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma que aprendi, estava procurando saber sobre esse termo, legal...

    ResponderExcluir